Gestão de Qualidade e Segurança do Paciente

do Instituto Orizonti

O objetivo do Programa de Segurança é proporcionar ao paciente, familiares e profissionais, processos cada vez mais seguros, por meio da participação de todos. Ele busca estabelecer um ciclo de melhoria continua e de inovação, disseminando, assim, a cultura de segurança, onde todos assumem responsabilidades por sua segurança, de seus colegas, pacientes e familiares.

O sistema de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente do Instituto Orizonti está alinhado à missão e valores da instituição. Assim, ele reúne processos gerenciais dinâmicos alinhados a conceitos modernos de gestão e inovação, que permitem e estimulam a participação do corpo profissional nas estratégias institucionais. Com isso, é possível propor e construir melhorias nos processos de trabalho, monitoramento, desempenho clínico, gerenciamento de risco e na obtenção da excelência na qualidade dos serviços.

Nossa assistência está centrada no paciente e em sua experiência positiva ao longo da sua jornada. Pensando nisso, foi criado o Programa de Segurança do Paciente, com a participação efetiva do Núcleo de Segurança do Paciente e que trabalha a segurança apoiada em 7 pilares:

  • Consolidação da Cultura Justa;
  • Valorização e incentivo ao engajamento à cultura de segurança;
  • Segurança centrada no paciente, através da comunicação efetiva entre pacientes e equipe assistencial;
  • Consolidação das metas internacionais de segurança do paciente;
  • Monitoramento e análise de incidentes através da aplicação de ferramentas dinâmicas e difundidas na Instituição;
  • Educação continuada de profissionais e pacientes;
  • Grupo de apoio ao profissional envolvido em incidentes assistenciais.